domingo, 31 de julho de 2011

Tema de redação 6

Tema de redação 6



A autora Dulce Helena Penna Soares Lucchiari explica em seu livro A escolha profissional: do Jovem ao Adulto como dá se a influência familiar na escolha profissional. Ela explica que em muitas situações a família busca uma ascensão social através dos filhos e da profissão escolhida por este. Portanto o jovem costuma apresentar um conflito entre o que ele realmente gosta de fazer e a profissão escolhida por sua família, por ser melhor reconhecido socialmente.

(...)



Influências no processo de Escolha Profissional
Por Tatiana Kowarski

Quais seriam as influências a que estamos submetidos ao efetuar uma escolha profissional? Algumas advém do meio externo, outras são mobilizadas por processos psíquicos internos. Ambas são inerentes ao processo de escolha e podem ou não configurar fontes de conflito. Devem, portanto, ser levadas em consideração, já que podem acarretar dificuldades e até mesmo impasses na realização de uma escolha autêntica, de uma escolha que seja fruto do seu próprio desejo.

Conheça agora algumas das principais influências no processo de escolha profissional:

* OS PAIS E A FAMÍLIA
Intensas pressões podem vir da família, tanto para que se escolha uma determinada profissão, quanto para que não se escolha outra. As expectativas, os valores e os projetos familiares, por mais bem intencionados que sejam, são como "marcas de um desejo do outro", que incidem sobre nós e influenciam nossas escolhas – explícita ou implicitamente. Muitas vezes, sem nem perceber, nos identificamos com estes desejos, nos misturando e nos embaralhando com eles. Com isso, perdemos um pouco a capacidade de nos diferenciarmos destes "desejos do outro". Discriminar "o que querem de mim" de "o que eu quero para mim" é o caminho a ser buscado. Qual é, de fato, o seu desejo?
(...)




Escreva um texto em torno de trinta linhas discutindo: A influência da família na escolha profissional

Use dados dos textos acima para endossar ou refutar seu ponto de vista.

Interrelacione conhecimentos de outras áreas.

Intervenha com sugestões de como as famílias podem ajudar os jovens nesta fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário